Sobre

A Rede Social do Educampo da UFSC é uma iniciativa experimental em se utilizar uma aplicação web de rede social (o software livre Elgg) para o apoio às aulas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Metodologicamente, o curso de Educação do Campo da UFSC pressupõe a Pedagogia da Alternância como estratégia curricular. Assim, está organizado em “momentos” pedagógicos que interagem, chamados de “Tempo Universidade” e “Tempo Comunidade”, para envolver o educando num processo educativo uno, que articula a experiência escolar propriamente dita, a ocorrer no interior da Universidade, com a experiência de trabalho e vida no seio da comunidade onde ele vive. Essa metodologia diferenciada, na qual o educando passa semanas em seu campo de estudo, nos trouxe novos desafios, principalmente no que diz respeito à comunicação entre professores e graduandos durante o Tempo Comunidade.

Após algumas tentativas com outras plataformas virtuais de ensino, a experiência nos mostrou a possibilidade de pensarmos o uso de uma rede social virtual elaborada especialmente para esse modelo de curso. Em resumo, a ideia é agregar em uma rede diversas possibilidades de recursos educacionais, assim como possibilitar a  aproximação a outros cursos e pessoas envolvidas com a Educação do Campo no Brasil. Para isso, usa-se a infraestrutura da Internet como meio e a rede social como ferramenta de comunicação e de colaboração à distância.

Essa rede social foi desenvolvida a partir do Elgg, um software livre de redes sociais utilizado em todo o mundo, do qual se pôde aproveitar uma série de funcionalidades prontas, bastando alguns ajustes para adequá-lo às nossas necessidades (ajustes que continuarão sendo feitos conforme novas necessidades sejam identificadas).  O uso de um software livre para esta iniciativa vai ao encontro das políticas públicas nacionais de incentivo ao uso desse tipo de software; o que, inclusive, abre espaço na Rede Social do Educampo da UFSC para discussões sobre a relevância e a relação entre as questões do campo e a utilização de softwares livres.

Extrapolando a função de apoio às aulas, a Rede Social do Educampo pode e deve ser utilizada por outros grupos. Sendo assim, a participação de outros cursos de Educação do Campo e de outros grupos que tratem de temas relacionados é muito bem-vinda e será muito importante neste movimento do qual fazemos parte.